O sistema de ar condicionado das máquinas agrícolas (tratores, colheitadeiras, entre outros), funciona basicamente da mesma forma que os carros de passeio, mas com uma rotina de trabalho muito maior e mais intensa.
O ar externo passa por filtros de partículas, que são filtros anti-pólen ou filtros de cabine, após passar pelos filtros o ar vai para a caixa evaporadora, que fica dentro da cabine. Depois de filtrado passa pelo evaporador e segue para a ventoinha que dá pressão para a massa de ar, a partir daí vai para os difusores que liberam o ar já climatizado.

Por estar diariamente exposto a muita sujeira e poeira, o evaporador pode apresentar vazamentos por conta da corrosão. O condensador é alvo do acúmulo muito grande de sujeira e se não for limpo corretamente e regularmente, ele faz uma pressão bem maior no compressor e isso afeta a durabilidade. O correto é fazer a limpeza do filtro do ar uma vez por semana ou pelo menos a cada 100 horas de trabalho. Mas se tiver muita poeira a limpeza pode ser feita diariamente.

Os proprietários devem se ater a manutenção do ar condicionado, devido ao trabalho pesado e ao bem estar do funcionário que vai utilizar das máquinas.

Devido às muitas horas de trabalho e a exposição ao sol que as máquinas enfrentam em sua rotina de trabalho, o sistema de ar condicionado não é somente um investimento e sim uma necessidade para o bem estar do agricultor e do operador que com esse diferencial conseguem desempenhar de forma mais eficiente a sua atividade no campo.

A Tolear possui um atendimento especializado para você agricultor que precisa fazer a manutenção do ar condicionado dos seus equipamentos agrícolas.
Agricultor venha nos fazer uma visita e tire suas dúvidas com os melhores profissionais da cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *